23 de nov de 2008

"SEMANA DE INFORMAÇÃO"

O QUE É PERIODONTO?
É o conjunto de estruturas responsáveis pela fixação, sustentação dos dentes na boca e de mantê-lo em posição. As estruturas são: gengiva, osso e ligamento periodontal (fibras que unem o dente ao osso).

O QUE É DOENÇA PERIODONTAL?
É uma doença causada por bactérias que atingem o periodonto, ou seja, gengiva, osso e ligamento periodontal. Causa sangramento, mau hálito, pus, perda óssea e quando não tratada provoca perda do dente.

PLACA BACTERIANA
São as colônias de bactérias que grudam nos dentes e próteses. Quando não removida lança suas toxinas sobre o periodonto, causando a doença periodontal. A placa bacteriana pode ser removida com a escovação e uso do fio dental.

CÁLCULO OU TÁRTARO
Quando a placa bacteriana não é removida ela endurece e passa a se chamar tártaro. A sua limpeza é mais difícil, sendo necessário procurar um dentista para removê-lo.

GENGIVITE
É o começo da doença, quase sempre não causa dor, apeas a gengiva se torna vermelha, brilhante inchada e sangra com facilidade.

ATENÇÃO AOS SINTOMAS
Sangramento gengival
Mau hálito persistente (halitóse)
Gengiva vermelha, inchada e sensíveis
Alteração no formato da gengiva
Gengiva que se afastam dos dentes (retração)
Dentes moles
pus entre a gengiva e os dentes
Frequentemente não causa dor.

PREVENÇÃO E TRATAMENTO
Prevenir quer dizer mais do que simplesmente não ficar doente! Representa escolha e atitude para manter e melhorar a saúde.

DICAS PARA A SAÚDE BUCAL:
Uma alimentação saudável e balanceada
Após ingerir alimentos e antes de dormir escovar sempre os dentes e a língua e passar fio dental
Não fumar
Evitar refrigerantes e bebidas alcoólicas em excesso
Visitas regulares ao dentista.
O tratamento das doenças periodontais será efetuado de acordo ao grau de evolução da doença, podendo variar desde uma simples limpeza até procedimentos cirúrgicos mais complexo.

A PREVENÇÃO É O MELHOR TRATAMENTO.

Obs:Não sou dentista ok essas informações são da Prefeitura de Florianópolis.
SITE: www.pmf.sc.gov.br/saude

Próximas postagem: DOENÇA PERIODONTAL NA MULHER E RELAÇÃO DA DOENÇA PERIODONTAL COM OUTRAS DOENÇAS, não percam os próximos capítulos! digo postagem hehe Fiquem com Deus, pois nós estamos com Ele e muita chuva. (Florianópolis)

Nenhum comentário: