26 de nov de 2008

CONTINUANDO...

DOENÇA PERIODONTAL NA MULHER

PUBERDADE E MENSTRUAÇÃO
As alterações hormonais que ocorrem na mulher no início da puberdade e na fase fértil podem provocar gengivite dias antes da menstruação, porém, os sintomas desaparecem dias após o período menstrual.

GRAVIDEZ
Durante a gravidez ocorre mudanças de toda ordem no corpo da futura mamãe: hormonais, físicas e emocionais que podem também contribuir para o aparecimento da doença periodontal.

RELAÇÃO DA DOENÇA PERIODONTAL COM OUTRAS DOENÇAS
Pesquisas têm mostrado uma inter-relação de doenças periodontais como algumas doenças sistêmicas, tais como: osteoporose, doenças respiratórias, diabetes, partos prematuros, crianças com baixo peso e doenças cardíacas.

DOENÇAS CARDÍACAS
Pessoas com doenças periodontais são duas vezes mais suscetíveis a sofrer de doenças cardíacas do que aquelas con gengivas saudáveis.
Pessoas com doenças periodontais e que também sejam portadoras de febre reumáticas, pro lápso da válvula mitral ou sopro cardíaco podem precisar de tratamento com antibióticos antes de realizar o procedimento com o dentista. Durante o tratamento gengival as bactérias periodontais podem alcançar a corrente sanguínea e colocar em risco para endocardite bacteriana (inflamação no revestimento e válvula do coração).

DIABETES
Pessoas com diabetes apresentam sua resistência orgânica diminuída frente às infecções, desta forma a doença periodontal pode evoluir rapidamente. Sua evolução está intimamente ligada ao nível de glicose no sangue.
Quem não trata as infecções bucais não consegue controlar o diabetes e vice-versa.

DOENÇAS RESPIRATÓRIAS
Devido a proximidade da boca com o nariz e dos seios da face, as bactérias da placa e do tártaro podem causar rinite e sinusite, bem como, piorar o quadro de uma pneumonia, enfisema e epiemas pulmonares.

FUMO
O calor provocado pelo cigarro, a composição química da fumaça do tabaco contribuem para agravar a doença periodontal e também prejudica a recuperação do osso após o tratamento feito pelo dentista.
Fumar aumenta em 6 vezes o risco de desenvolvera doença periodontal.

A PREVENÇÃO É O MELHOR TRATAMENTO!

Bom e lindo sorriso saudável!

Informações do site www.pmf.sc.gov.br/saude
FLORIANÓPOLIS - sc Obrigada a todos que estão ajudando nosso irmãos, incluindo ajudas em orações. Fiquem com Deus. Ele sabe porque!.

Nenhum comentário: